terça-feira, 29 de novembro de 2011

O outro lado do Natal por Alexandre Bez

| |

O outro lado do Natal: a  importância da presença dos sentimentos nas comemorações de fim do ano

* Por Alexandre Bez – Psicólogo e Escritor

Na tradicional época das festas natalinas e de fim de ano em geral, ressalta-se a importância da valorização dos verdadeiros sentimentos. No entanto, esses devem ser corretamente direcionados às pessoas que nos proporcionam alegria e bem estar relacional.

Vamos colocar um pouco de lado certas atitudes inerentes a época, como o lucro obtido através do comércio e a venda dos produtos, e nos voltarmos a união humana. Ato este, que parece diminuir consideravelmente com o passar dos anos, onde essa relação, que supostamente deveria abrigar carinho e ternura, está sendo substituída gradativamente pelas "lembrancinhas nada econômicas". Esses ingredientes denotam a “confortável especificidade relacional”, trazendo à tona os principais vilões presentes nessa época do ano, que são a depressão e ansiedade.

Segundo Bez, “o ato de englobar pessoas corretas em nossas vidas nessa época faz-se necessário à natureza humana e é também extremamente útil. A escolha certa é uma injeção de alento à alma psicológica. Nessa hora a quantidade de pessoas ou o valor dos presentes trocados não é o mais importante e sim a vontade de estar junto somado ao envolvimento emocional. São elementos ‘do bem’  para o nosso cérebro”, finaliza.

Por isso, a presença daqueles que amamos verdadeiramente é tão especial. Para isso temos que ter o discernimento de que um mero conhecido, muitas vezes não é amigo verdadeiro. Compreender que mesmo os amigos, assim como todas as relações, não conseguem manter um caráter homogêneo de perfeição. Essa época deve ser dividida com pessoas que nos remetam sentimentos de felicidade, prazer e conforto emocional, encontrado na maioria das vezes entre os entes familiares e amigos de longa data.

Dicas para curtir melhor as festividades:

1)  Compartilhar as emoções do momento com os amigos e familiares. São permitidas também duas comemorações em datas diferentes, por motivo de agenda e condições de reunir todos em um só lugar.

 2)  Participar ativamente das comemorações natalinas, afastando a depressão e ansiedade específicos para essa data.

 3)  Não “neurotizar” quanto as gorduras ingeridas a mais. Cheque antes a permissão e as condições de seu estado físico para isso, até porque você terá muitos meses para perder as calorias adquiridas.

 4)  Policie-se na quantidade de álcool ingerido. Essa substância além de ser mais muito mais destrutiva que as iguarias natalinas, é também mais engordativa.  Adquira uma postura severa: se beber não dirija jamais.

 5)  Faça uma varredura nos relacionamentos em geral, eliminando as relações tóxicas e maléficas em sua vida, por mais incômodo que possa ser.

 6)  Execute um planejamento de ordem pessoal e profissional, abordando todos os pontos que forem inerentes as suas necessidades. Essa ação é extremamente eficiente para combater e administrar a ansiedade que aparece nessa época, em relação as perspectivas futuras.

Alexandre Bez - Créditos Odílio Ferraz
* Alexandre Bez, Psicólogo Especializado em Relacionamentos pela Universidade de Miami e Síndrome do Pânico pela UCLA. acaba de lançar seu primeiro romance psicológico INVEJA – O Inimigo Oculto (Editora Juruá).

1 comentários:

Adorei o texto.

Beijooos
www.idfashion.com.br
@blogidfashion

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.