Dicas

A arte de receber - 15 dicas para não fazer feio nas festas de fim de ano

Quando foi a última vez que você fez o papel de anfitrião e abriu as portas de seu lar para uma reunião mais íntima? O agito do dia-a-dia não é mais desculpa para não receber amigos em casa e preparar uma recepção simples, aconchegante e gostosa. Existem soluções práticas e criativas na hora de fazer o papel de anfitrião. A organizadora de eventos, Flávia Gurgel, preparou 15 dicas preciosas para tornar a recepção em sua casa mais simples, chique e digna de ser lembrada de forma positiva por seus convidados qualquer que seja a ocasião.

1) Organize o lavabo, reservando o dobro de toalhinhas do número de convidados, repondo sempre e verificando a organização do espaço. Além disso, colocar “ammenities”, como remedinhos e primeiros socorros é um mimo, além de prático é um charme.

2) Distribua cinzeiros na casa, caso seja permitido fumar dentro. Senão, arrume um cantinho na varanda e coloque os cinzeiros lá.

3) Deixe guardanapos espalhados por toda a casa, nas mesinhas de centro, lateral e aparadores.

4) Cheque sempre se as bebidas estão geladas e se não falta gelo.

5) Se os convidados forem com crianças, deixe uma área reservada para eles brincarem.

6) Deixe a casa com flores e velas. Isso sempre cria uma atmosfera agradável e traz uma ótima sensação aos convidados.

7) As comidas precisam estar semi-prontas, mas é de bom tom deixar petiscos e canapés frios já dispostos.

8) Receba sempre seus convidados na porta e já ofereça algo para beber.

9) Se preocupe principalmente com quem acabou de chegar. Acomode o convidado e, caso ele não conheça ninguém, apresente-o para o grupo ou para alguém que tenha interesses parecidos.

10) Reserve sempre um lugar para todos sentarem. Se a ocasião for mais informal, coloque as comidas num buffet ou aparador, mas lembre-se que se for organizado desta maneira o cardápio precisa ser prático e dispensar o uso de talheres.

11) Aproveite a circunstância para fazer uma boa faxina e resolver algumas pendências que vão ficando pra trás, como uma lâmpada queimada, um quadro que não foi colocado na parede etc.

12) Prepare uma seleção musical que seja compatível com a ocasião ou com a personalidade dos convidados para servir de som ambiente. Se o ambiente tiver televisão, coloque um show musical. Isso estimula a interação entre os convidados. Lembre-se de deixar a música numa altura em que as pessoas consigam ouvir, mas também consigam conversar.

13) Se o anfitrião estiver sozinho na organização, é preciso reparar no copo dos convidados e sempre servir bebidas (o ideal é servir até dois terços do copo).

14) Preste atenção também na estação do ano e até mesmo clima. Se estiver chuvoso, coloque perto da porta um local para que os convidados armazenem seus respectivos guarda-chuvas. Se o clima estiver quente, lembre de manter o ambiente arejado e fresco com a ajuda de ventiladores ou janelas.

15) Circule pela festa, participando dos assuntos, inserindo novos temas e fazendo com que os convidados se sintam a vontade.

A palavra hospitalidade, do latim hospitalitas-atis, quer dizer boa acolhida, amabilidade, gentileza. Para os franceses, a hospitalidade é um dom, uma dádiva, por isso a palavra hospitalité não inclui o receber por troca comercial. Prepare sua casa para receber pessoas queridas de uma forma tão especial e diferenciada que será um momento a ser lembrado por todos em qualquer ocasião.

Fonte: Top Press Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.