quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tirania da moda: Por Raquel Valente Fulchiron *

| |

Tirania da moda 

Por Raquel Valente Fulchiron *

A moda é um fenômenoefêmero, nasce e morre constantemente e numa rapidez insensata. Quando começamos a nos identificar com seu jeito, ela já propõe algo novo e instigante. Nesse processo, o sistema atual está passando por uma transformação normal. Para ser moda tem que renovar sempre.

Especialistas desse mercado pensam que estamos vivenciando uma crise. Para mim, não. São movimentos que fazem parte do sistema. A polêmica e o debate são peças dessa engrenagem que propulsionam a continuidade da moda.

Cíclica até na sua forma de apresentação, o formato atual da moda teve início no final dos anos 1980. E olha que até que está durando bastante... Na década de 1960, os desfiles eram tão importantes como hoje – em grandes espaços, para muitos espectadores e celebridades, como os famosos eventos da Rhodia (empresa francesa de fibras) na Fenit (Feira Nacional da indústria Têxtil).

Já nas décadas de 1970 e 1980, falar em desfile era totalmente “fora de moda”.
Tudo era realizado com um objetivo mais profissional, sendo que o mais importante era o cliente e as vendas. Somente nos anos 1990 é que a Semana de Moda ganhou o caráter de espetáculo, com plateia e grande público, deixando de lado o aspecto "negócios".

Claro que temos muitos problemas específicos. Copiamos modelos de tudo, ainda somos iniciantes no ramo. Não temos uma identidade própria, imitamos receitas estrangeiras. Ou seja, falta profissionalismo em nossas ações.

Para se expandir, a moda brasileira precisa de calendário interno e outro para a exportação. Necessita, também, se organizar para competir. Potencial não nos falta.

Os estilistas tem que produzir constantemente novas ideias. Só com equipe de criação é possível dar continuidade sem saturação da criatividade. O papel do estilista é provocar o mundo, os desejos e propor sempre algo novo diferente e instigante. Como já diria o sociólogo Roland Barhtes: "A MODA É TIRANA".

* Raquel Valente Fulchiron é coordenadora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.