sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Reality Shows: Pressão e confinamento podem deixar sequelas emocionais em participantes

| |

Monique BBB12 (Reprodução/TV Globo)
Pressão e confinamento dos reality shows podem deixar sequelas emocionais em participantes

Psicólogo e escritor, Alexandre Bez, alerta para distúrbios psicológicos causados por esse tipo de programa

Boa parte dos candidatos que se propõe a participar de reality shows não leva em conta se esta psicologicamente preparado para encarar essa aventura. O equilíbrio emocional é pré-requisito fundamental para que o individuo encare desafios como os apresentados neste tipo de programa e cause uma boa impressão. A exclusão da vida em sociedade, convivência com pessoas desconhecidas, e ser vigiado e julgado por milhões de pessoas, são as principais barreiras a serem combatidas e as que exercem mais pressão sobre os confinados.

Nos casos em que o participante não apresenta uma condição condizente, eventuais contratempos podem surgir, tornando a experiência não tão agradável, desde transtornos emocionais, gerando algum tipo de compensação, ou os fictícios, que são reais apenas para quem os tem. Podemos usar como exemplo a Monique, do BBB12, que vem se queixando de ter engordado. Para isso, existem várias explicações como:

- Esta sem atividade física adequada ou as que são praticadas não são suficientes devido sua rotina dentro da casa.

- Pode ter entrado na casa com esse peso e somente agora se dado conta que esta fora de forma.

- A tristeza e abatimento geram aumento da sua compulsão alimentar como mecanismo de defesa do ego: a compensação.

- A baixa-estima contribui para o aumento de peso.

Desde que a saúde não seja comprometida, não há problemas em engordar alguns quilinhos. Se o indivíduo (normalmente as mulheres) não se sente bem, o importante é não entrar em pânico e fazer dietas radicais que acabam prejudicando ao invés de ajudar. 




Alexandre Bez, Psicólogo Especializado em Relacionamentos pela Universidade de Miami e Ansiedade e Síndrome do Pânico pela UCLA, também autor do romance INVEJA – O Inimigo Oculto (Editora Juruá).

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.