quarta-feira, 25 de março de 2015

Projeto Pequenos Leitores em Ferraz de Vasconcelos

| |

Alunos de escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos terão projeto de incentivo à leitura

Iniciativa da Editora FTD em parceria com o CEDAC, o Projeto Pequenos Leitores atuará na formação de educadores para contribuir para a inserção da leitura na rotina das crianças de 3 a 5 anos.

Os alunos rede municipal de Educação Infantil de Ferraz de Vasconcelos (SP) farão parte do Projeto Pequenos Leitores, que visa inserir a leitura na rotina das crianças nos primeiros anos escolares.

O projeto, realizado pela Editora FTD em parceria com Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária (CEDAC), tem por objetivo formar educadores que atuam com crianças de 3 a 5 anos, para que promovam o hábito da leitura.

A cidade de Ferraz de Vasconcelos foi selecionada entre 20 municípios inscritos. Os membros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de Educação Infantil receberão formação e acompanhamento nos próximos dois anos.

Durante o período, serão promovidas ações de aproximação do profissional com o universo do livro infantil e desenvolvidos planos de leitura em sala de aula. As unidades de ensino receberão acervos de livros selecionados conforme faixa etária. “A literatura deve ser incorporada no cotidiano das escolas como um direito de todas as crianças”, afirma Izabel Toro, responsável pelo departamento de Investimento Social Privado da Editora FTD. “O Projeto Pequenos Leitores é de grande importância para a FTD, pois coloca em prática nossa missão de transformar a sociedade por meio de soluções educacionais conectadas com o futuro. Estas ações garantem o preparo e o prazer no ensino e na aprendizagem de crianças e jovens, propiciando um diferencial na vida das pessoas”, completa.

A capacitação será realizada por um profissional do CEDAC e contará com cinco ciclos a cada ano, entre encontros presenciais e acompanhamento a distância. A escolha da cidade foi realizada por uma comissão formada por membros da FTD, do CEDAC e por especialistas em Educação Infantil e leitura. Para esta escolha, foram considerados critérios como índices de educação do município, questão de socioeconômica, interesse demonstrado durante o preenchimento do edital e estrutura da rede.

Este é o terceiro ano consecutivo de realização do projeto. Nas duas primeiras edições, ele atendeu os municípios de Guarulhos, Itatinga e Pratânia. Foram beneficiados cerca de 60 profissionais dentre gestores educacionais, gestores escolares, professores e coordenadoras e 1.500 alunos. No ano de 2014, foram distribuídos aproximadamente mil livros.

Fonte: Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação
Via MaxPress

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.