sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BOTOX®: o que é in e o que é out na corrida pela beleza

| |

Você sabe quais são todas as indicações de BOTOX®? Segundo a cirurgiã plástica, Dra. Cristina Pires Camargo, “a toxina botulínica tipo A – princípio ativo de BOTOX® – tem indicações específicas de uso, que muitas vezes podem ser confundidas com outros tratamentos”.

No quadro abaixo, a Dra. Cristina apresenta os tipos de tratamentos estéticos para os quais BOTOX® é indicado e também o que está fora da lista de recomendações. “Apesar de BOTOX® ser popularmente conhecido na área estética pelo excelente desempenho nos tratamentos de beleza e rejuvenescimento facial, sentimos a necessidade de esclarecermos algumas dúvidas e equívocos relacionados ao procedimento” ressalta a médica.

IN OUT
Linhas de expressão, pés de galinha, pescoço e bigode chinês

BOTOX® suaviza e promove o relaxamento do músculo que provoca as rugas, amenizando a aparência cansada e envelhecida.
Preenchimento de lábios

O tratamento indicado é o preenchimento à base de ácido hialurônico. BOTOX® não tem a função de aumentar o volume, e sim, promover o relaxamento da musculatura onde é injetado.

Hiperidrose

BOTOX® atua no controle do suor excessivo das mãos, pés e axilas. Neste caso, diferentemente do tratamento das rugas, a toxina botulínica tipo A deve ser aplicada bem superficialmente, para atuar na inervação das glândulas sudoríparas. Na região da axila o tratamento é praticamente indolor, podendo requerer somente um anestésico tópico local. No caso das mãos ou planta dos pés, são usadas técnicas anestésicas e analgésicas que tornam o procedimento bem tolerável.

Tratamento Capilar

BOTOX® não é aprovado para recuperar agressões nos fios e couro cabeludo.
A aplicação de BOTOX® é realizada por meio de injeções aplicadas diretamente nos músculos, dessa maneira, é evidente que produtos de uso tópico e a toxina botulínica tipo A atuam de forma totalmente diferente. Na verdade, nenhum produto tópico é capaz de produzir efeitos similares aos obtidos com a aplicação da toxina botulínica tipo A.

Opção a tratamentos cirúrgicos
BOTOX® pode postergar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, pois além de atenuar as rugas de expressão, pode prevenir o surgimento de novas rugas pela reeducação da mímica facial. Este tratamento também pode ser uma opção para pacientes com receio dos procedimentos mais invasivos ou mesmo para pacientes que buscam resultados eficazes sem períodos de recuperação.

BOTOX® em creme

Atualmente, não existe nenhum creme no mercado capaz de promover o relaxamento muscular. Além disso, os cremes (cosméticos) agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas. Já a toxina botulínica tipo A atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. Portanto, os cremes atuam de forma diferente e não são capazes de reproduzir resultados comparáveis à toxina botulínica tipo A.

Fonte: Burson-Marsteller

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.