quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

No divã com René Junior de “Fina Estampa”

| |

Falsos perfis na internet: No divã com René Junior de “Fina Estampa”

Por Alexandre Bez – Escritor e Psicólogo

No mundo virtual podemos ser quem gostaríamos de ser ou se passar por qualquer pessoa que nos faça sentir confortáveis e realizados emocionalmente. Essa zona de conforto traz uma tranquilidade psíquica, mascarando nossa real personalidade e características individuais. A fantasia nos permite sonhar sem medos e pudores dentro da perspectiva virtual e adquire proporções estratosféricas que são barradas quando se chocam com a realidade.

Podemos definir a fantasia como um processo o qual a imaginação assume o controle do indivíduo de acordo com seus interesses pessoais, por intermédio do seu aparelho psicológico que ativa o estado imaginário dos desejos. A mesma atua através das construções imagéticas durante o período diurno e se manifesta na forma dos sonhos também, à noite. Mas, o ato fantasioso atinge uma dimensão ainda mais profunda quando feitas criações de “personagens imaginários” por meio da internet nas páginas de redes sociais.

A exemplo dessa prática, destacamos o personagem René Junior da novela “Fina Estampa” que ilustra perfeitamente toda descrição realizada a respeito do assunto. Assim como outras pessoas, o rapaz molda um perfil falso criado na internet a partir da manifestação de suas vontades e intenções, de modo não condizente com a realidade vivida. Nas palavras do Psicólogo Especializado em Relacionamento Alexandre Bez: “Na internet, todo cuidado é pouco. Ao utilizar a ferramenta funcional do mundo virtual, o sonhador assume personalidades que vão se deparar com a realidade, e o perigo é quando se percebe o confronto”. Esse choque ficou muito claro em “Fina Estampa”, onde o personagem aproveita ainda para abordar as mulheres na rua após o fracasso do encontro e tirar fotos montadas, assim podia mostrar aos colegas de escola seu falso êxito.

O perigo configura-se em fantasiar uma vida irreal, onde teoricamente você está escondido das suas reais características físicas, cronológicas e mentais. Portanto, todo cuidado deve ser levado em conta, principalmente quando a questão envolve mentes ainda em formação, no caso, adolescentes, sem contar todos os perigos existentes na rede em relação a menores de idade. Na novela tudo acabou bem, exceto o castigo imposto a personagem Carolina, jovem que sonhou em juntar a mãe com Juan através do recurso das redes sociais, e acabou sem internet. Mas, a melhor maneira de conscientizar sobre a atividade virtual é mostrar a necessidade de usar com responsabilidade o mecanismo da internet, precedido por uma esclarecedora e tranquila conversa, esclarece Bez.

Alexandre Bez, Psicólogo especializado em Relacionamentos pela Universidade de Miami e Síndrome do Pânico pela UCLA, acaba de lançar seu primeiro romance psicológico INVEJA - O INIMIGO OCULTO" (Ed. Juruá).

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.