terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE UMA NOITE DE SONO

| |

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE UMA NOITE DE SONO X OS DISTÚRBIOS DA APNEIA E DO RONCO

Dormir é essencial e o mais importante é a qualidade e o reflexo que se tem no cotidiano

sono é uma das etapas mais importantes do dia de uma pessoa, é o período de repouso do corpo e da mente para memorizar e assimilar tudo o que ocorreu durante o dia, como uma espécie de filtro. Além das funções neurológicas, várias funções biológicas também são realizadas durante o processo. Caso haja alterações, interrupções e agitação no período de sono é necessário ter atenção e tomar as providências necessárias. Um dos problemas mais freqüentes durante o sono é a apneia e o ronco, distúrbios que podem ocasionar diversos males à saúde, se não forem tratados a tempo.

Dormir bem é essencial, não apenas para manter-se disposto, mas para ter uma vida saudável com qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Os males relacionados ao ronco e apneia podem interferir diretamente na vida social, tornando-se incômodo também para quem convive com quem sofre desses distúrbios.
NOVO: Tratamento do ronco e apnéia através da Medicina Sistêmica Integrada
O Núcleo de Medicina Sistêmica oferece tratamento com várias especialidades da medicina, no qual os pacientes são cuidados por vários profissionais. O paciente passa por uma avaliação logo no início do tratamento, para que seja montado um plano de atendimento com período pré-determinado, geralmente por 6 meses em média, e com metas a serem atingidas, acompanhadas sempre pela equipe multidisciplinar formada por uma nutricionista, que orienta a perda de peso e dieta; um fisioterapeuta para recuperar a respiração diafragmática; um otorrinolaringologista e clínico geral, para viabilizar a respiração nasal o mais rápido possível, através do dilatador nasal Rinostent, além de corrigir as alterações metabólicas. Também faz parte da equipe uma psicóloga, que aplica um questionário de qualidade de vida pessoal e profissional.

“Quando se concilia diversas especialidades para solucionar o problema da apneia e do ronco obtemos 80% de eficácia no tratamento”, 
 “Todas estas ações ocorrem de forma integrada, sempre com a preocupação de otimizar o tempo do paciente e com o objetivo de agilizar o tratamento. O progresso do tratamento é avaliado quinzenalmente com o acompanhamento de cada profissional”, explica Dr. Levon Mekhitarian Neto, , membro da Sociedade Panamericana de Otorrinolaringologia e especialista brasileiro no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono. 
 Dados sobre o Ronco
Estudos científicos mundiais constataram que cerca de 45% dos adultos normais roncam pelo menos ocasionalmente e 25% são roncadores habituais. Os casos mais graves, em que o ronco provoca alterações orgânicas, chegam a 9% da população masculina e a 4% da feminina, dentro da faixa etária dos 30 aos 60 anos. O problema é mais frequente em pessoas obesas e, ocasionalmente, piora com a idade.
 Sobre Apneia (SAOS)
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ocorre devido ao relaxamento da faringe que dificulta a passagem do ar, exigindo um esforço maior para respirar, ocasionando o aumento da pressão sanguínea.

Porta-voz:
Dr. Levon Mekhitarian Neto está à disposição da Imprensa para esclarecimentos adicionais.

Fonte: Andreia Wingeter
SPOKE Relações Púbicas

 

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Tecnologia do Blogger.